Artigos Tributários |
08/03/2019
Indicadores apontam para maior crescimento

Após dois anos seguidos marcados por um modesto crescimento do Produto Interno Bruto de 1,1% anual, frustrando quem apostava numa mais rápida recuperação da economia brasileira, as expectativas, agora, focam o panorama de 2019 – o primeiro do novo governo, cujo desempenho está condicionado pela implementação das reformas estruturantes, a começar pela da Previdência. As projeções do mercado sinalizam para a possibilidade de um avanço do PIB superior a 2,0%.
Em nível setorial, há indicadores que reforçam este otimismo moderado. Por exemplo, a intenção de consumo é a melhor dos últimos quatro anos segundo apurou a pesquisa da Fecomércio-RS em fevereiro último, evidenciando uma redução do pessimismo por parte das famílias gaúchas que estão agora mais confiantes com os rumos da economia do País.
Esta percepção tem como base a continuidade do quadro de baixa inflação e da estabilidade da taxa de juros juntamente com a melhora marginal no mercado de trabalho e da renda dos gaúchos. No tocante à facilidade de acesso a crédito, a tendência, aponta a entidade, é que com uma maior aceleração da atividade econômica e a manutenção de juros mais baixos, as instituições financeiras melhorem as condições de disponibilidade de recursos.
O quadro regional coincide com a avaliação da Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores no sentido de que o crescimento consistente do setor virá com a continuidade da redução do nível de desemprego, o que gradativamente deve acontecer.
O avanço das reformas, segundo a ABAD, motivará os empresários a investir e gerar empregos, disponibilizando renda para o consumo. A projeção da entidade é de crescimento do mercado atacadista/distribuidor em 2019 na faixa de 3% na comparação com 2018.