Artigos Tributários |
25/01/2019
Confiança das famílias volta a crescer

A melhora no mercado de trabalho e a inflação sob controle estão deixando as famílias gaúchas mais confiantes. Os dados constam da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no mês de janeiro, divulgada pela Fecomércio-RS. Segundo a entidade, o índice alcançou 86,5 pontos, com alta de 26,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é também o mais alto desde maio de 2015.

A avaliação que mede a segurança com relação à situação do emprego também foi positiva, e em janeiro chegou a 109,9 pontos, com uma alta de 32,8% em relação ao mesmo mês em 2018. Esse avanço pode ser embasado no comportamento do emprego verificado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que mostra a geração de mais de 21 mil empregos formais entre setembro e novembro - número 17,3% maior do que no mesmo período em 2017. Em relação à renda dos gaúchos, os valores também são melhores do que em 2018 - 101,4 pontos, 45,4% maior do que janeiro do ano passado, permanecendo em patamar otimista pelo quarto mês consecutivo.

A melhora no mercado de trabalho e a inflação sob controle contribuíram também com o consumo, que há quatro meses se mantém em patamar otimista. Em janeiro, o indicador relativo ao consumo atual ficou em 103,6 pontos, com uma alta expressiva de 122,4% em relação ao mesmo período de 2018.

O indicador de facilidade de acesso a crédito atingiu 71,1 em janeiro, com elevação de 3,6% em relação a 2018, após oito meses com variações negativas. Apesar do crescimento do mercado de crédito no país em 2018, ainda há restrições de acesso a muitos potenciais tomadores. O indicador relativo ao momento para consumo de bens duráveis registrou 56,2 pontos, com baixa de 23,9% frente janeiro de 2018, e aumento de 6,8% em comparação com dezembro.