Encerramento das negociações - Convenção Coletiva de Porto Alegre

As entidades ATACADISTAS e o SINDEC (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Porto Alegre) encerraram as negociações da Convenção Coletiva do ano de 2018, data base novembro, que estabelece o reajuste dos salários dos funcionários do comércio para o período de novembro 2018 a outubro de 2019.

O reajuste aprovado é de 4% para colaboradores admitidos 12 meses antes da data-base.  O texto normativo está em fase final de elaboração.

Em paralelo foi firmado convenção coletiva adicional entre sindicato laboral e patronal que estabelece condições especiais tais como: horário de funcionamento das empresas nos feriados e domingos, inclusive terça-feira de carnavalfuncionamento do banco de horas, regulamentação do trabalho intermitente, entre outras regras importantes para as empresas. A utilização desta convenção depende de adesão específica firmada através de documento próprio para este fim.

Salários normativos: Sindicatos Tecidos, Madeiras, Louças, Tintas e Ferragens, Produtos Químicos e Medicamentos, Bebidas e Estadual.

I) Empregados em regime de contrato de experiência de até 90 dias:

a) empregados que percebam salário misto (fixo + comissões) ou exclusivamente comissões - R$ 1.342,00 (um mil trezentos e quarenta e dois reais);

b) empregados que percebam salário fixo - R$ 1.225,00 (um mil duzentos e vinte e cinco reais);

c) empregados: I) ocupados em serviço de limpeza; II) que exerçam a função de “office-boy”; III) aprendizes - R$ 1.148,00 (um mil cento e quarenta e oito reais).

II) Empregados em geral:

a) empregados que percebam salário misto (fixo + comissões) ou exclusivamente comissões - R$ 1.379,00 (um mil trezentos e setenta e nove reais);

b) empregados que percebam salário fixo - R$ 1.285,00 (um mil duzentos e oitenta e cinco reais);

c) empregados: I) ocupados em serviço de limpeza; II) que exerçam a função de “office-boy”;III) aprendizes - R$ 1.181,00 (um mil cento e oitenta e um reais).

Para maiores informações entre em contato com o Sindiatacadistas.