Artigos Tributários |
09/11/2018
Confiança do Comércio melhorou em outubro

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) teve variação de 4,3%, ao passar de 88,7 pontos em setembro para 92,5 pontos em outubro, na série com ajuste sazonal. Com isso, o índice retornou aos patamares de antes da greve dos caminhoneiros em maio último. Comparativamente a outubro de 2017, a variação do ICOM foi de 0,1%, passando de 96,2 pontos para 96,3 pontos.

O aumento do ICM na margem refletiu a variação positiva tento da expectativa dos empresários em relação aos próximos meses, como da situação atual. O Índice de Expectativas (IE) registrou aumento de 5,3%, passando de 92,2 pontos para 97,1 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA), por sua vez, apresentou alta de 2,9% atingindo 88,2 pontos. Na comparação com outubro de 2017, o ISA se elevou em 2,3% ao passo que o IE teve variação de -1,7%.

Com o retorno do ICOM a patamarres anteriores à greve dos caminhoneiros, o pior momento do setor parece ter sido superado. Apesar disso, uma recuperação mais acentuada é esperada na medida em que ocorram melhoras nas condições do mercado de trabalho e com a redução dos níveis de incerteza no contexto da transição governamental.