Sindicato |
26/10/2018
Intenção de consumo cresce com melhora da economia

A continuidade da recuperação da economia levou a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) a 84,5 pontos em outubro último – o maior índice desde meados de 2015 conforme a pesquisa da Fecomércio-RS. Na comparação com 2017, foi registrada uma alta de 12,9%.
O levantamento revela, por exemplo, que os consumidores mantiveram uma melhora gradativa em relação à sua situação de emprego. Esse indicador que mede as condições do mercado de trabalho segue avançando e em outubro registrou 106,8 pontos, com um aumento de 1,1% na comparação com setembro. A avaliação quanto à situação de renda atual atingiu 102,8%, crescendo 37,5% em relação a outubro de 2017.
As boas notícias refletem no dado que avalia o nível de consumo das famílias que, em outubro, teve o melhor valor desde novembro de 2014 – 104,01 pontos. Frente ao mês anterior o indicador teve alta de 9,8%. Trazendo dados favoráveis, o índice que mostra a perspectiva de consumo das famílias aumentou 15,8% em relação a outubro de 2017, aos 90,8 pontos.