Geral |
28/09/2018
Intenção de consumo é a maior em três anos

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador avaliado mensalmente pela Fecomércio-RS, registrou alta no mês de setembro e alcançou 84,3 pontos. Este é o maior valor para o índice desde junho de 2015. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 15,6%. O resultado da pesquisa, aponta ainda recuperação do mercado de trabalho e certa estabilidade na economia e nos preços dos produtos.
O indicador que mede a segurança com a situação do emprego atingiu patamar otimista, com leve aumento em relação ao mês de agosto, apresentando um índice de 105,7 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2017, houve uma retração de 3,1%.
A avaliação quanto à situação de renda atual alcançou 98,8 pontos em setembro, com alta de 29,8% em relação a setembro/2017, o que significa que a percepção das famílias quanto à sua renda segue melhorando.
O indicador referente ao nível de consumo atual registrou 94,8 pontos, com elevação de 10,5% na comparação com o mês anterior, atingindo a oitava alta consecutiva.
O componente de facilidade de acesso ao crédito em setembro de 2018 atingiu 58,1 pontos, com redução de 15,4% sobre setembro/2017. De acordo com a pesquisa, as instituições que ofertam crédito seguem cautelosas devido ao cenário instável. Dessa forma, as famílias gaúchas encontram mais dificuldades para adquirir bens duráveis.