Sindicato |
14/09/2018
Cai o endividamento das famílias gaúchas

O indicador que mede o nível de endividamento dos gaúchos registrou queda em agosto deste ano em relação a agosto do ano passado, ficando em 67,4%, contra 74,4% apurados em 2017, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pela Fecomércio-RS.

A parcela de renda comprometida com dívidas ficou estável em relação a julho/2018, em 30,6%, e o tempo de comprometimento com dívidas apresentou leve recuo, para 7,1 meses. O cartão de crédito segue como principal meio de endividamento (87,8%), seguido por carnês (15,8%), crédito pessoal (12,9%) e financiamento de carro (12,1%).

O percentual de famílias com contas em atraso diminuiu significativamente. No mês de agosto atingiu 19,8%, e no mesmo período de 2017 apontava para 34,8%. O percentual de gaúchos que não terão condições de honrar suas dívidas vencidas no prazo de 30 dias foi de 3,9%, o menor já apurado desde janeiro de 2014. No mesmo período de 2017 estava em 12,8%.