14/09/2018
Desunião prejudica Rio Grande

O Rio Grande do Sul vem perdendo posição no ranking econômico brasileiro e inclusive dentro da própria região Sul com o Paraná já tendo participação quase igual no PIB do país e Santa Catarina, com praticamente metade da população, apresentar notável expansão.

O diretor do Sindiatacadistas, importador, distribuidor e também consultor em Business Coaching, Fulvio Delavi, atribui o problema em parte à desunião do empresariado gaúcho, que de tão belicoso por natureza, prefere, por exemplo, comprar de um fornecedor de fora do Estado ao invés de prestigiar seu vizinho.

“A falta de confiança e desprestígio no produto do conterrâneo, que muitas vezes possui preço até mais baixo e qualidade igual ou superior, leva a prosperidade para fora do RS, ao invés de ser compartilhada por aqui”, avalia.

Para o dirigente, somos desconfiados, às vezes nos preocupamos em “quanto o outro vai ganhar nas minhas costas” ao invés de perceber se o negócio é realmente vantajoso e importante para ambos os lados. “Deixamos de conviver com concorrentes e de fortalecer nosso setor, procurando pontos de discordância quando deveríamos ter pontos de encontro – são atitudes pequenas e corriqueiras que nos enfraquecem aos poucos”.

Delavi reconhece que muito deste tipo de atitude deriva do processo de formação do RS com as lutas na defesa de fronteiras gerando um tipo humano belicoso e individualista até hoje muito bem representado pelo chamado ‘grenalismo’ mas que está na contramão da realidade mundial pós anos 80, com o advento da globalização, avanço das comunicações, mundo digital e ampla conectividade.

A reversão deste quadro, aponta, é possível mas exige uma profunda conscientização de que ao ‘pelearmos’ entre nós ou ficarmos isolados nos nossos negócios estamos deixando de preencher o espaço que merecemos no cenário internacional.