Artigos Tributários |
10/09/2018
ANTT divulga nova tabela de preços mínimos do frete

Conforme adiantado pelo JOTA, a diretoria colegiada da ANTT aprovou a atualização da tabela de preços mínimos do frete rodoviário. A nova tabela, publicada nesta quarta-feira (5/9) no Diário Oficial da União, impõe reajustes que variam de 1,66% a 6,24%, dependendo do tipo de carga e da distância percorrida. A média ponderada do reajuste, conforme anunciado pela ANTT, ficou em 3%.

Dessa maneira, por exemplo, o preço mínimo para carga geral, que era de R$ 2,10, foi para R$ 2,16, considerando uma distância de até 100 km percorrida por um caminhão com três eixos.

A medida vem em resposta ao reajuste de 13% do valor do diesel nas refinarias, anunciado pela Petrobrás no último dia 31. De acordo com a  Lei 13.703/2018, sempre que ocorrer oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 10%  para mais ou para menos, em relação ao aplicado na planilha de cálculos, nova tabela deverá ser publicada.

A agência ainda divulgou em sua página uma novidade: a calculadora de preços mínimos de frete. É uma tabela que aplica a metodologia de cálculos com valores que o usuário informa. Segundo a ANTT, o intuito da ferramenta é de auxiliar os transportadores a simularem seus custos específicos básicos, uma vez que podem ser aplicados valores específicos para realidade de cada transportador.

Porém, a ferramenta não se presta a calcular o valor final do frete mínimo, visto que não inclui campos para impostos, diárias do transportador durante a operação, taxa de lucro, entre outros. “O simulador é uma ferramenta instrutiva da metodologia”, informaram.

Fórmula só muda em janeiro

O ato normativo aprovado editou o anexo II da resolução original, a qual estabeleceu a fórmula de cálculo de fretes que está em vigor desde maio. Ou seja, o que os diretores aprovaram foi um recálculo da tabela de fretes, mas partindo da mesma combinação de valores usada anteriormente para determinar o preço mínimo.

Essa fórmula permanecerá a mesma até janeiro do ano que vem, quando a agência deverá apresentar uma nova. A ANTT trabalha em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) no desenvolvimento de uma solução que leve em consideração diversos fatores que podem influenciar no valor.

Fonte: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/antt-divulga-nova-tabela-de-precos-minimos-do-frete-05092018