Geral |
02/08/2018
Eleições já impactam a confiança do comércio

Cada vez mais a proximidade do período eleitoral, e as incertezas que o pleito ainda gera na população, deve impactar na confiança dos empresários. A confirmação está na pesquisa da Fecomércio-RS que avalia o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do mês de julho, que fecha o mês aos 94,7 pontos, um recuo de 2,2% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 7,0% no confronto com junho/2018. O desempenho levou o indicador a retornar ao nível do pessimismo após um período de 10 meses em patamar otimista.

Em relação às condições atuais do empresário do comércio (ICAEC), houve redução de 5,0% sobre o mesmo mês de 2017 e baixa de 7,1% na margem, atingindo 69,2 pontos. O resultado indica que os empresários permanecem pessimistas com o cenário atual, sensação agravada recentemente pelos efeitos da greve dos caminhoneiros. Mesmo após o fim desse processo conturbado, as percepções de piora na economia, no setor e na própria empresa persistem.

O desempenho do indicador que mede as expectativas dos empresários do comércio (IEEC) teve variação negativa tanto no confronto com julho/2017, -8,2%, como na comparação com junho/2018, recuo de 8,7%, atingindo 126,0 pontos. De acordo com a pesquisa, a conjuntura formada por inflação e juros mais baixos, apesar do lento processo de recuperação econômica, mantêm a avaliação dos empresários em nível otimista.

O indicador referente aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) foi o único que não registrou queda na comparação interanual: fechou o mês de julho com elevação de 10,6%, no entanto, teve variação negativa de 4,5% na margem. Segundo a pesquisa, a variação positiva dos indicadores em relação ao ano passado está relacionada com a melhora no cenário econômico, especialmente pela recuperação do consumo das famílias.